top of page
Buscar
  • flaviapastore

Implantes – Cirurgia Virtual Guiada


Na área dos implantes dentários, o principal objetivo da cirurgia guiada é minimizar os desconfortos ocasionados pela cirurgia tradicional, pois através desta técnica é possível colocar os implantes sem a necessidade de fazer incisões (cortes) na gengiva nem suturar (dar pontos), tornando a cirurgia mais rápida e menos dolorida.

A técnica consta da utilização de exames de tomografia computadorizada, sendo que estas imagens tomográficas são transferidas para um programa de computador específico, ao qual o cirurgião faz o planejamento estratégico do posicionamento dos implantes a serem instalados.

Após isso, os dados deste planejamento feito no computador são transferidos para uma central. Esta central confecciona guias cirúrgicas de acordo com o planejamento feito pelo cirurgião. Estas guias vão ditar os locais aonde deverão ser posicionados os implantes, sendo assim respeitados os limites ósseos e anatômicos definidos pelo cirurgião para a ideal inserção dos implantes. De posse das guias, o cirurgião as posiciona na boca do paciente e isto viabilizará a colocação dos implantes de maneira rápida e segura.

A outra vantagem fundamental da técnica é que o paciente pode sair imediatamente com os dentes provisórios, pois pelas guias também é possível confeccionar os dentes previamente à cirurgia.

Por esta técnica podem ser feitas praticamente todas as situações de implantação, desde um dente unitário até a recomposição total dos dentes. No entanto, é valido ressaltar que não indicamos a cirurgia guiada para todos os casos, tendo em vista que em algumas situações a atrofia óssea exagerada pode exigir a realização da técnica cirúrgica convencional, ou até mesmo o custo-benefício pode ser mais agradável pela técnica convencional.

Por fim, é válido dizer que a instalação de implantes dentários através da técnica de planejamento e cirurgia guiada, quando comparada à técnica convencional, apresenta algumas vantagens, tais como maior conforto para o paciente, menor tempo cirúrgico além de rápida recuperação pós-operatória. Dentro disso, deve-se ressaltar que a técnica exige destreza e treinamento da equipe, pois apesar de parecer mais simples, esta técnica exige experiência e atenção em todas as etapas a serem seguidas.




61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page